Pub SAPO pushdown

"Lamento, mas estás fora de moda"

domingo, julho 25, 2010
E pronto, é com esta frase que se despacha um concorrente. Espectacular.
Eu já estava mais ou menos à espera disto, mas uma pessoa resolve sempre dar o benefício da dúvida, mais não seja para que não digam que não se dá uma oportunidade ao que é nacional. Pois. O problema é que o que é nacional, regra geral, tende a ser mau. Quando se copia o que é bom, então o resultado ainda é pior. E o Projecto Moda, apesar de ser uma cópia fiel da versão americana (até o genérico, credo!), deixa muito a desejar. A Nayma foi uma péssima escolha (mas estaria perfeita no Projecto Moda Angola, juro). Parece precisar de um par de tabefes para arrebitar. Faz umas pausas eternas entre frases que uma pessoa fica sem saber se é para criar suspense ou se foi ela que se esqueceu das falas. Os concorrentes, pelo menos neste primeiro desafio, pareceram-me fraquíssimos. Não havia ali nenhum que, realmente, merecesse vencer. Eu não percebo nada de moda, só gosto de ir às compras, mas vi ali acabamentos desastrosos. Para além disso, é gente que não se sabe expressar, não sabem defender as peças que acabaram de fazer, só dizem disparates. O júri também só diz banalidades, tipo "gosto da parte da frente". Falam todos ao mesmo tempo e não acrescentam nada. E, óbvio, falta ali um Tim Gunn. O Paulo-não-sei-das-quantas só lhe falta pedir desculpa aos concorrentes por lhes chamar a atenção para alguma coisa. Achei mesmo muito fraquinho. Mas é claro que para a semana vou ver, até porque a minha concorrente preferida, a tal que fala "axim" e que deve ter como ídolo a Fátima-Lopes-estilista (basta ver o vestidinho com que se apresentou), já prometeu armar barraco no próximo episódio. Sweeeet!

37 comentários:

  1. achei um falhanço total, pois copiar um programa como o project runway só podia deixar a desejar. vamos ver se para a semana que vem tenho vontade de assistir ao próximo programa ou não, tenho medo que ainda seja pior ... beh

    ResponderEliminar
  2. Antes pelo contrário.
    Lamentável é ter essa opinião, pois o que é Nacional é bom, você é que está muito por fora.
    O programa estava muito bem conduzido.
    Não fica nada atrás dos outros "Project Runaway", e além disso, não podiam fazer mais, pois têm de se reger pelas regras originais do programa americano.
    Em vez de andar a pensar em marcas internacionais, procure cá dentro do país, pois existem produtos de grande qualidade, que hoje mesmo estão a ser comercializados em Nove York e Paris( e olhe que estou a falar de moda).
    Luís

    ResponderEliminar
  3. A tua preferida é prima do Shrek ( versão tuga)...hahahaha

    ResponderEliminar
  4. O QUE EU ACHO É QUE ELES ESCOLHERAM MAL O NOME DO PROGRAMA , DEVIA CHAMAR-SE PROJECTO MUITO MAU!!!! VOLTA IMAN ESTÁS PERDOADA!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. A Nayma parecia aquele pessoal quando está com a pedra, pousam os olhos num plano, entreabrem os lábios, lembram-se que têm de respirar, engolem saliva, ajeitam o cabelo e finalmente dizem "que cena" mas com a expressão totalmente desenquadrada das palavras. E depois respiram novamente.

    ResponderEliminar
  6. coooooomo é que eu adivinhei que já havias de ter postado aqui qualquer coisa? ;o)! concordo plenamente! adorei a "axim", acho que vou ver o próximo só mesmo por causa dela. Quando a menina se "fôr" aos nervos deve de ser simpático de "acompanhar"! Achei os concorrentes em modo "low bat", parece que está tudo pela hora da morte, não foi só a Nayma... mas "prontos", a malta está cá é para dar muita "forxa" e acreditar que "xim xenhor", ainda vamos ser "xurpreendidos"...

    ResponderEliminar
  7. Achei que as criações dos concorrentes pareciam mais de "costureira de bairro" do que de designers de moda. Vestidos MUITO fracos!

    ResponderEliminar
  8. É que nem sei que diga, é mais que mau é péssimo, mas previsível!
    Quer dzer espetão-me com a Nayma lá no estúdio e dizem-lhe sê a Heidi Klum e a miúda não consegue, pois claro. Até porque as frases da Heidi, quando traduzidas para a língua lusa não têm ponta. Ponta por onde se lhe pegue, mas oh Heidi eu gosto muito de ti ouviste?? E do esposo e das crianças, a tia Nayma é que nã... ela é linda e tudo, mas não dá para apresentadeira.
    E os "estilistas"..............

    ResponderEliminar
  9. Olá, acima de tudo, concordo contigo quando dizes que falta o Tim Gun, palavra que foi o que mais me fez falta lol.
    De resto, vamos ver se melhora para a semana, eu não vou perder. Bjos doces

    ResponderEliminar
  10. Olá Pipoca...já sigo o blog à algum tempo, mas agora não consegui resistir a comentar. Sou licenciada em Design de Moda e tenho pós-graduação e quase mestrado no mesmo curso, candidatei-me ao casting deste programa, mas ponderei melhor e achei que não valia a pena. Começando pelo prémio, acho que não vale a exposição pública. E agora visto o primeiro episódio não me arrependo nada. Os concorrentes são um pouco fracos, achei que os acabamentos estavam imperfeitos, os tecidos não pareciam os melhores (dava para reparar através dos vincos). Depois conheço um dos concorrentes, conheço o seu trabalho e sei que é fraco. Alias alguém que perceba de modelagem e confecção tem a noção do quão fraco é. Se estes concorrentes são o melhor que existe em Portugal, então estou no país errado...

    ResponderEliminar
  11. Concordo consigo!
    Infelizmente, o programa deixou muito a desejar, a vários níveis!
    Sempre disse que programas importados acabam por perder qualidade, falta-lhes sempre um "quelque chose". Falta-lhes o "glamour" dos estrangeiros, e não vamos cá fazer comparações entre o Project Runway USA e o Projecto Moda, é que um é excelente e o outro, bem, ainda vamos ter muito tempo para o analisar e catalogar!
    A ver vamos como será na próxima semana!

    ResponderEliminar
  12. Péssimo. Com pormenores terríveis: quando os concorrentes e modelos caminhavam para a passerele ouviam-se as tábuas a ranger, nem musiquinha de fundo nem nada. Nada de suspense. Com tanto casting que fizeram para apresentadoras conseguiram escolher a pior! Bem... que desilusão!

    ResponderEliminar
  13. segundo sei os concorrentes foram escolhidos só para dar audiências, alguns deles nem têm formação na área.

    maria

    ResponderEliminar
  14. lol eu ainda não vi, deixei a gravar e vou ver agora, mas depois de ler o teu post já me fartei de rir e estou doida de curiosidade haha
    E agora bou emboira ber o projecto carago!
    Jinhos ;)
    Su

    ResponderEliminar
  15. epah... e eu que ainda não assisti! tenho que ver urgentemente... mas já esperava algo assim!

    ResponderEliminar
  16. Também fiquei tão decepcionada, eu que adoro o americano.
    A que fala à Bizeu é assustadora.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Olá :) eu sou uma grande leitora de o teu blog,tenho 12 anos e tenho um blog http://euqueroumamala.blogs.sapo.pt

    Eu gosto muito de moda,e fiquei desapontada pois a Nayma ficava mais natural, se estivesse em coma. Mas a que fala "axim" penso que estás a falar do Rosina que deu conselhos a todos e que fez o que eu penso o melhor vestido.. quer dizer.. o mais compostinho. hehe, muitos beijinhos. e parabéns, eu não sei se conseguia ter um blog de 6 anos. Só com muita paciência.

    ResponderEliminar
  18. Eu nem sabia que estreava ontem mas, quando vi o anúncio, deixei-me ficar para assistir ...
    Muito fraco: a Nayma pode ser muito bonita mas jeito? Nenhum.
    O Paulo Gomes pode ser um bom profissional mas ali? Nammmm
    É uma cópia muito fraquinha do original ... e depois aquela Rosina (parece uma cópia "mal feita" da Fátima Lopes lol) ...tenham santa paciência!

    ResponderEliminar
  19. Eu gostei particularmente da parte em que a "fraca apresentadora" refere que o júri vai DELIBERAR...
    Enfim, assim se vê que as falas de Heidi Klum foram traduzida à letra...
    Apesar de tudo vou continuar a seguir os episódios para ver se há melhoras!

    ResponderEliminar
  20. Huumm, também perdi e tenho uma certa curiosidade pois dou sempre o benefício da dúvida!
    Mas se as opiniões aqui forem um espelho do quão mau o programa é (apenas o bloger "Penso Rápido" parece ter adorado!) acho que passo!!!

    ResponderEliminar
  21. Minhas meninas, aquilo foi uma espécie de ensaio geral, principalmente no que diz respeito à Nayma. Fods, com tanto manequim em Portugal e se calhar com perfil para apresentador e tal, foram buscar a sósia da IMAN que era igualmente péssima apresentadora. Já a pós-produção está muito boa, ser realista! A ver vamos se contratam a HEIDI CLUMM, sim porque esta é boa no que faz!

    ResponderEliminar
  22. Agora fiquei morta de curiosidade...Conheço o Paulo Gomes... e o trabalho dele até é muito bom...ali n sei...aiii que pena!

    ResponderEliminar
  23. "(...)O problema é que o que é nacional, regra geral, tende a ser mau.(...)"

    Eh pá, mas de que buraco é que você saiu??? Uma coisa é ser-se fútil; outra coisa é ser-se parva!

    Veja lá se se assusta ao ver que as coisas da Seaside são portuguesas...

    ResponderEliminar
  24. isto é um pseudó-Project Runway. Acho que afinal aquela jornalista do correio da manhã (salvo erro) estava certa, é mais Project RunAway.

    ResponderEliminar
  25. Catinga, não seja pain in the ass. Relaxe, que estamos em Julho. Para além disso, desconhece o significado da expresão "regra geral"? Parece que sim...

    ResponderEliminar
  26. "Pain in the ass" - brilhante! Melhor mesmo só a do "regra geral"... E você, conhece o significado ou julga que é "às vezes"?

    ResponderEliminar
  27. Realmente Catinga, não será este calor suficiente para relaxar as alminhas mais stressaditas?!?

    Além disso, por mais que adore Portugal e saiba que tem MUITO para oferecer também sei comparar e verificar que ainda há MUITO por melhorar!!!

    ResponderEliminar
  28. eu não achei bom, mas também não achei que estivesse assim tão mau para ser o primeiro programa e primeira experiência em tv da apresentadora e do mentor. Estão a léguas da Heidi e do Tim, é verdade, mas também a experiência é muito diferente. E o facto de os ouvirmos em português acaba por soar estranho... é irónico, mas é mesmo assim. E em relação à versão canadiana, o nosso não fica nada atrás em nada! Vamos a ver como evoluirão os concorrentes, que aí sim achei mais fraquinho, mas pode ter sido por ser o primeiro.

    ResponderEliminar
  29. Catinga, não será "às vezes", mas menos ainda será "sempre". Para além disso, usei outro verbo que parece desconhecer, o verbo "tender". Ora tudo isto somado, cada um faz a leitura que quer. Você fez a do portuguesinho ofendido, é problema seu. Deve ser mais um dos que passa a vida a falar mal do país, mas ai de quem ouse fazer o mesmo, que é logo apelidado de parvo. E, usando as suas palavras, uma coisa é ser-se parvo outra coisa é vir chatear por, obviamente, ter excesso de tempo livre emtre as mãos (no seu caso, temo que se verifiquem ambas as condições).

    ResponderEliminar
  30. Acho que sinceramente o formato do programa está bem aproveitado. Quanto aos concorrentes é a realidade do País! Basta olharem à vossa volta (ou ao espelho), Gente! Acho que o Paulo Gomes faz bem o seu papel. Não é nenhum Tim Gunn é verdade, mas é tão bom como o Bailey do Canadá. Ele é director criativo da Moda Lisboa e já trabalhou para a Vogue Americana. É claramente apto para o papel. Quanto à apresentadora, acho que preferia ver a Sofia Aparício invés da Naima, mas adoro ambas! Acho que soa tudo um pouco cénico por enquanto, mas o tempo trará naturalidade (espero...). Basta verem a 1ª temporada do Project Runway e apreciarem a "naturalidade" da Heidi no papel de apresentadora. São Modelos, People!!! Não são apresentadoras natas! Mas vamos aguardar pelos próximos episódios!

    ResponderEliminar
  31. Não é imitação, é fiel à cópia o que é diferente. O Project Runway Canadá tb é igual ao americano, sem tirar nem por. Aliás, se o programa português tivesse um "Tim Gun" como o Canadá tem, havia de ser bonito. É que pelos vistos, o bigode está in por lá. Se fosse cá, era a anedota nacional.:))
    Nós é que nunca estamos contentes com nada, nem sequer paramos um pouco para filtrar as coisas, apontamos de imediato o dedo.
    Em termos de concorrentes, acho que há lá de tudo, os bons, os menos bons e os mauzinhos de todo, tal como como nos outros programas estrangeiros...só que falam inglês, o que sempre fica melhor aos nossos ouvidos.

    Tb tenho as minhas críticas: a Nayma é fraquita, aliás sempre o foi. A desfilar tudo ok mas a ter um discurso mais longo ao ponto de captar a atenção do telespectador, vai um bocadinho assim.
    Ah e de certeza que havia uma marca portuguesa para pentear, maquilhar e calçar os modelos!!!

    ResponderEliminar
  32. Tanta expectativa e depois a decepção. Tb vou dar o beneficio da duvida, afinal foi o 1º, vamos ver se melhora a qualidade, mas a apresentadora, não tirem-na dali, quem é que faz aqueles castings????Que decepção, como princesa do sapo está mto melhor, mas para apresentar um concurso daqueles não basta ser modelo.

    Fiquei triste pela RTP, pelo que é nacional ter ficado a perder, zangada ao mesmo tempo, porque temos gente de tanto talento e com potencial que seria uma mais valia para o programa e temos que dar sempre a impressão que não. :(

    ResponderEliminar
  33. Eu não vi mas gostei bastante.


    cresceiemultiplicai-vos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  34. Concordo que a Nayma é fraquinha (péssima dicção) mas para mim o pior mesmo foi o juri! Até acho que são pessoas bastante respeitáveis para a função, mas desiludiram! Ninguém foi capaz de apontar defeitos (e se os havia) tudo com paninhos quentes e ainda por cima tudo a falar ao mesmo tempo, fraquinho...

    ResponderEliminar
  35. Com excepção de um ou dois designers e algumas marcas de roupa casual ao estilo "New England" sempre tive a impressão que a moda portuguesa existe muito pouco - tal como o nosso cinema. Em vez de interpretarem as tendências internacionais com uma abordagem própria, cada um rema para seu lado; ao invés de aperfeiçoarem cortes e acabamentos e beberem das nossas tradições para criar uma identidade,
    dedicam-se a brincar com materiais impossíveis. O problema do português é que é, essencialmente, um arrivista e um peneirento. Não vejo mal em adaptar um formato estrangeiro, mas tenho sérias dúvidas quanto ao "material" que sairá deste programa. Espero que me surpreenda.

    ResponderEliminar
  36. Acho que o problema não está meeeesmo na qualidade da moda em Portugal. Porque essa a meu ver está muito bem! Mas talvez na qualidade de quem apresenta, edita e acima de tudo de quem escolheu os candidatos para o programa! Devia estar mais para o 'projec-to ...... mo-da' (é assim que a senhora que apresenta diz) versão alentejana, mas com candidatos do norte. A moda supostamente é uma coisa alegre, acelarada, efémere não é para parecer que estamos a assistir a um funeral!! Ainda por cima um funeral apresentado pela Nayma! Deve ter estudado os comentários da ginástica olimpica da rtp2 e foi este suuuuper entusiamo na forma de fazer televisão que saiu! Nunca pensei sentir falta de uma Teresa Guilherme! Mas o melhor ainda está para vir: fico indecisa entre as falhas do som enquanto ao Paulo não-sei-quê fala e tcharan.... os premios! Primeiro um estagio remunerado na modalfa!! uuuuuuuuuuuuh Pétaculo. Acabas o curso de moda, e pensas: bem, vou tentar arranjar um estagio. Não vou concorrer a um programa, expor-me publicamente e se calhar, por acaso, se ganhar, talvez, ainda fique com um etagio remunerado na modalfa! Eu sei que arranjar um emprego em é um luxo.. Mas não havia um premiosito melhor??? siiiiiiimmmm: e ainda uma bolsa de estudo no estrangeiro. NO ESTANGEIRO! Ora isso não lá muito claro... O mundo é muito grande! Ouvi dizer que a moda Burquina Faso está em alta. Olha, é estrangeiro. Siga mandar para lá o vencedor. Se já ofereceram passes da carris, isso não me admirava nada. Outro incentivo maravilha ao candidato do programa. Dito isto, n é Portugal que está fora de moda mas o Projecto moda é que está. (e a Nayma como apresentadora) Retiro-me depois de frase tão pirosa.

    ResponderEliminar
  37. Bem, um estágio "REMUNERADO" na modalfa. Para não dizerem o valor será o ordenado minimo.
    E uma bolsa de estudo numa escola internacional... (se calhar é ali em Badajoz)
    Não são prémios que atraiam pessoas talentosas a serem expostas na televisão.

    ps- o Project ruway americano season 8 já começou e não faltam génios criativos!Eu aposto na Gretchen mas há mais por onde escolher. :)

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis